Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
geografia
4 avril 2008

Clima Mediterrâneo

  Clima Mediterrâneo

Ao sul do continente, na região banhada pelo Mar Mediterrâneo, ocorre o clima mediterrâneo, com médias térmicas superiores a 20°C. Essa região, que abrange o sul da França, Itália, Grécia, Portugal e Espanha, sofre a influência dos ventos vindos do Deserto do Saara, que tornam o clima mais quente e seco.

As regiões deste clima sofrem verões quentes secos com invernos frios e pouco chuvosos. Os verões nas regiões localizadas próximas ao Mar Mediterrâneo são menos secos que os das outras regiões deste clima.

O clima mediterrâneo é quente e seco no verão e é instável e úmido no inverno. o período de chuva durante 2 a 4 meses, no inverno, sendo raro ocorrer precipitações no resto do ano.

A vegetação, na sua forma original, era caracterizada sobretudo por árvores. Contudo, devido à intervenção humana e problemas ambientais, as árvores foram substituídas por arbustos, especialmente arbustos esclerófitos, aparecendo, ainda, ervas aromáticas, gramíneas e claro árvores.

Esta vegetação é predominante, de folha persistente e apresenta folhas espessas e pequenas, o que ajuda a reduzir as perdas de água por evapotranspiração. Algumas plantas podem também ter espinhos, o que as protege dos animais, pois evita que sejam comidas.

Publicité
Publicité
Commentaires
geografia
Publicité
Publicité