Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
geografia
14 mars 2008

clima temperado

clima temperado

Uma região que possui um clima temperado tem uma temperatura que varia regularmente ao longo do ano, com a média acima de 10º C, nos meses mais quentes e entre -3º e 18º C, nos meses frios. Possuem quatro estações bem definidas: um verão relativamente quente, um Outono com temperaturas gradativamente mais baixas com o passar dos dias, um Inverno frio, e uma primavera, com temperaturas gradativamente mais altas com o passar dos dias. Humidade depende da localização e condições geográficas de uma dada região.

Nas regiões dos oceanos localizadas em regiões de climas temperados, diz-se que possuem águas temperadas.

As frutas de clima temperado são quase todas produzidas em árvores ou arbustos lenhosos ou lianas. Contudo elas não se desenvolvem adequadamente nas regiões tropicais (de clima quente), precipitação atmosférica regular e temperatura média anual superior a

22°C

. Isto, porque existe a necessidade fisiológica de alguns dias de baixas temperaturas (chilling requirement), cerca de

5 a

15°C

, em cada ano anterior à floração. Como se percebe todas as plantas desse grupo são espécies que exigem para o seu crescimento normal e a sua posterior frutificação um clima tipicamente frio para um período de repouso fisiológico (repouso vegetativo) em que apresentam grande resistência ao frio. As principais frutas de clima temperado são a ameixa, a ameixa-japonesa, a cereja doce, o damasco, a framboesa, a maçã, a nogueira-européia, a pêra, a uva-americana e a uva-européia porque elas são amplamente cultivadas e também consumidas globalmente, devido à sua enorme adaptabilidade. Porém, existem outras frutas de grande importância local, não figurando entre as espécies produzidas predominantemente para o comércio. Estas são frequentemente extraídas da natureza como acontecia durante o Neolítico.

Publicité
Publicité
Commentaires
geografia
Publicité
Publicité